Vara para peixes brutos

Quando pensamos em peixe de couro procuramos algo no mercado que nem sempre é adequado quando o assunto são peixes brutos como Piraíba e Pirarara na região do rio Araguaia – principalmente, onde se usa uma técnica que coloca muita linha na água e exige carretilhas de portes avantajados para isso.

Se faz necessário uma haste (blank) longo, em minha opinião, recomendo entre 6’2″ a 6’6″ , passadores com molduras (frame) fortes que suportem a pressão ocorrida quando trabalhamos um exemplar de porte. Um butt – parte final do cabo que fica em contato com as secretárias existentes nos barcos (porta varas) para facilitar a retirada dessas mesmo sobre forte pressão com tamanho de 10″ que é um padrão adequado a estatura dos brasileiros. Reel seat (suporte da carretilha) em alumínio é o preferencial e com tamanho entre #20 e 22 já que são usadas carretilhas grandes. A parte da frente do cabo (fore grip) deve acomodar duas mão, pois na hora da briga é usual usarmos dessa facilidade quando estamos usando o colete de suporte – que considero um excelente acessório que muito ajuda na hora da briga, pensa no mínimo em 10″ de comprimento e recomendo usar EVA mais macio e confortável. Há excelentes opções no mercado, mas nem todas juntam essas caracteristicas – muitos customizadores fazem excelentes trabalhos e valem o investimento para que se tenha o caniço adequado.

Importante, a vara e que faz o esforço, o trabalho de cansar o peixe – confesso que minha principal escolha ao investir é primeiro nela depois penso numa carretilha e ou molinete compatível – a adequação da vara é fundamental para a pesca que se vai praticar !

Escolha a vara adequada – ela é quem vai te ajudar a capturar um peixe bruto

Observação: Há um erro no vídeo – eu menciono rear grip – quando na realidade a parte da frente onde se pega com as duas mãos é o fore grip – Falha minha

Proibido uso comercial, reprodução, edição ou alteração do texto e ou imagens sem autorização do autor. Copyright © Pepe Mélega. Todos os direitos reservados – All rights reserved.

Email: pepemelega@gmail.com

Publicado por Papo Reto com Pepe Mélega

Um brasileiro como tantos outros. Fotógrafo de profissão e por paixão. A Brazilian like so many others. Photographer by profession and passion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: