Resenha sobre Linhas

Isso vamos escrever sobre as atuais linhas de pesca e entender algumas coisas que parecem ser muito difíceis e polêmicas e na realidade são muito simples e pela falta de compreensão tornam-se mentiras em realidades difundidas.

Fio de náilon, Fluorcarbon e Multi filamento

Vamos partir de três fios básicos disponíveis no mercado e entender que um não substituí o outro e sim eles se completam. A cada dia que passa mais pressão de pesca existe e isso torna as capturas mais difíceis para quem pesca com frequência, é fato que há dias que o peixe está “comendo parafuso” e se você só pesca nesses dias com certeza é um afortunado. Todos eles possuem a mesma função ligar você ao engodo que está sendo usado para atrair o peixe alvo. Há os mais resistentes e mais finos, os com elasticidade, os sem essa, os invisíveis, o que afundam e os que não, etc. Saber escolher o adequado a pratica/técnica de pesca por você praticada já é uma arte que necessita ser entendida

Fios de náilon – são lisos, elásticos – alonga muito quando tencionados, normalmente entre 15 e 22%, mais do que isso são de pouca qualidade, diâmetro regular, boa resistência e durabilidade. Entre suas características está absorver água para funcionar adequadamente e também ser confeccionado com uma matéria prima que flutua. Agora que conhecemos algo essencial em relação a esse fio é possível tirar algumas conclusões para um uso mais especifico. Sua flutuabilidade o elege para usar com iscas de superfície – pelo menos como líder, assim como sua elasticidade vai resolver na confecção também de um líder só que de impacto ou absorção para evitar romper a linha principal – pratica comum na pesca de praia e ou rock fish e embarcada quando usamos iscas muito pesados. Como linha principal é comum usar em plugs de recolhimento continuo que atingem grande profundidade – sua elasticidade permite sentir os obstáculos quando está tensionado, mas ainda possuem elasticidade que permite interromper o recolhimento ao tocar um obstaculo – isso permite que o plug, caso seja flutuante suba na coluna d’água e passa pelo obstaculo – evitando enrosco indesejável, e voltamos a recolher para o reinicio de seu trabalho.

Fio de Fluor Carbon – são lisos, pouco elástico, diâmetro regular, se torna invisíveis em contanto com a água em função de sua baixa refração e afunda – sim seu peso molecular faz com que ele afunde e essa é um característica super importante.

Por tornar-se invisível já é um sinal de vai muito bem na confecção de líder e recomendável para usar principalmente quando sua espécie alvo tem boa acuidade visual – isso vai proporcionar que a amarração final ao engodo não seja visível. A outra qualidade a se destacar que pesa em sua escolhe de uso é o fato de afundar – como líder ajuda muito na pesca de contato com o fundo e também com iscas que trabalham na coluna d’água e como linha principal é um mega ajuda também. Nas pescarias que o peixe se encontra manhoso e ou o vento é um obstaculo a vantagem é grande – experimente na sua pescaria de jig head por exemplo. Ela é pouca elástica, sua sensibilidade melhora – ela funda, sua necessidade de peso para levar ao fundo diminui, isso de dá mais sensibilidade – ainda tem o fato da “barriga positiva” – com o vento sua linha tende a fazer uma barriga e se estiver usando esse fio ela será uniforme o que facilita pescar olhando a linha se a sensibilidade ficar muito comprometida. Notou como é importante ter um conjunto onde a linha de fluor carbon está a disposição .

Fio de multi filamentos – são ásperos – alguns já estão bem suave nessa característica, muito pouco elástico, diâmetro irregular, muito resistentes e com um espessura bem inferior comprada as demais. Estão disponíveis em trançados de 4, 8, 10, 12 até 16 composições de filamentos (se quiser saber mais manifeste-se nos comentários que escrevo outra resenha sobre esse assunto)

Muito forte e pouco espesso – super vantagem, ocupam menos espaço em carreteis quando precisamos de muitos metros em nossa pescaria. Não se rompem fácil quando tencionado, sua baixa elasticidade confere uma sensibilidade superior ao conjunto usado, mas cria um problema rompe fácil ao impacto – aquele que acontece quando arremessamos – logo temos que de acordo ao peso da iscas aumentar sua espessura para que não se rompa nos arremesso ou confeccionar um líder para esse fim. Flutua e é visível – pode ser bom, quando usamos iscas de nado junto a superfície, não forma barriga na frente da linha permitindo um trabalho adequado dessa. Por ser visível ajuda a localizar por onde estamos passando com ela – mais isso é possível escolhendo um cor nas demais. Por falar em cor – aqui um “defeito” desbota fácil – sim, por isso está entre “”, o desbotar na realidade é uma qualidade ecológica – ela não usam corantes sintetizados e sim corantes naturais para não afetar ao meio ambiente – você fica chateado com a aparência de antiga que ela fica rapidamente mas está ajudando o habitat dos peixes que amamos pescar.

A necessidade atendida

Muitas vezes desejamos a característica de um fio de pesca em outro que não a têm, isso pode estar a sua disposição – basta pesquisar mais e a pesca esportiva atual exige isso. A pressão de pesca existente faz com que busquemos alternativas para nossas capturas – ao absorver técnicas e empregar o material adequado a elas aumenta nosso produtividade deixando a sorte em segundo plano. Aqui vai um exemplo, imagina toda a vantagem de uma linha de multi filamento, mas que afunde – afinal você que usar técnicas de fundo com jig head. Ela existe ! :

A OHDRAGON é uma linha de multi filamento que afunda – a YGK desenvolveu uma técnica de fusão entre matérias primas que proporciona essa característica à vocês. Já não é necessário e desejável o uso de uma alma de fluor carbon junto ao trançado do multi filamentos – isso podia criar uma característica indesejável ao fio, por isso a tecnologia de fusão permitiu essa vantagem à esse fio. Usando dessa técnica de fusão criou-se um fio com peso molecular maior ao da água permitindo que uma linha com essa tecnologia afunde para atender ao seu desejo. Mas, tudo tem um mas, ela não é disponível para grande resistência ao alongamento. Como o foco dessa característica está muito ligado a pratica de técnicas de finesse – onde a sutileza de apresentação da isca é a diferença não há o porque usar linhas demasiadamente resistentes e de espessura grande.

Em nosso próximo encontro uma resenha sobre o uso de líder em nossos conjuntos, boa pescaria.

Proibido uso comercial, reprodução, edição ou alteração do texto e ou imagens sem autorização do autor. Copyright © Pepe Mélega. Todos os direitos reservados – All rights reserved.

Email: pepemelega@gmail.com

Publicado por Papo Reto com Pepe Mélega

Um brasileiro como tantos outros. Fotógrafo de profissão e por paixão. A Brazilian like so many others. Photographer by profession and passion

Se junte à conversa

2 comentários

  1. Muito bacana a matéria Pepe! … seria interessante ( apesar de muito complexo e trabalhoso ) … comentar dos vários processos de fabricação ( fundidas – trançadas ) e consequente características ( composição – qualidade – quantidade ) de algumas braided … visto que é um campo gigantesco e ainda pouco esclarecido aos consumidores …

    Curtir

    1. Obrigado Armando, complicado comentar processos sem ser maçante, mas vou procurar faze-lo de forma mais genérica que atenda as necessidades de compreensão para breve aqui no espaço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: